terça-feira, 25 de maio de 2010

O papel da mídia no futebol alagoano

Não é de hoje que a mídia transforma pensamentos, palavras e ações de pessoas. No futebol isso é cada vez mais alarmante, afinal, foi a mídia que tornou o futebol como simbolo de uma cultura nacional amplamente discutida hoje em dia. Como a semana passada foi dedicada ao profissional da mídia, hoje vou dedicar esse espaço a um pouquinho do meu TCC, onde colocarei as preferências dos entrevistados quando o assunto é mídia.
E duranteos próximos posts, vou dedicar alguns tópicos sobre um pouquinho do torcedor do CRB e que a realidade pode ser passada tambem aos torcedores alagoanos e quisá torcedores nordestinos. Hoje o tema é sobre qual é a mídia que os torcedores do CRB mais procuram para obter informações sobre o clube.

Entender as preferências do seu cliente é fundamental para que qualquer que seja a empresa desenvolva produtos e ações especificamente para um grupo de consumidores, sejam eles exigentes ou não.
O torcedor do CRB apresentou uma característica de estar em todos os jogos, buscar informações sobre o clube diariamente e teme a violência nos estádios. A média de público apresentada pela CBF e a audiência dos programas esportivos do rádio alagoano reforçam o que a pesquisa mostra. A média de público do CRB durante os últimos 5 anos variou entre 4 a 6 mil pessoas por jogo e a audiência dos programas esportivos gira em torno de 20 mil ouvintes por minuto, tal fato evidencia a importância do rádio para os torcedores.


GRÁFICO 1: Mídia para obter informações sobre o CRB.
FONTE: Dados da pesquisa.


De acordo com os dados, percebe-se uma grande divisão de preferência de mídia por parte dos torcedores, o que leva a crer que para se informar, o torcedor do CRB, pode fazer uso de várias fontes, como até mesmo o telefone. Essa grande divisão é importante, pois para algum anunciante que deseja atingir como público-alvo os torcedores do CRB, ele não terá dificuldade para escolher qual a melhor mídia para anunciar.
Os entrevistados também buscam informações todos os dias, é o que mostra o gráfico abaixo, por se tratar de futebol, um tema bastante comentado em todos os locais, como por exemplo: ruas, escolas, universidades, igrejas, hospitais, e em praticamente todos os lugares existe um comentário sobre futebol. Tal predominância se explica pelo tema ser uma das paixões do povo brasileiro e na grade de programação das TV’s abertas do Brasil possuir algum horário, algum espaço que tenha futebol.


GRÁFICO 2: Frequência de busca por informações sobre o CRB.
FONTE: Dados da pesquisa.

Como mostrado no gráfico 2, a média de público do CRB, permanece quase que constante, levando assim seus torcedores a quase todos ou todos os jogos. Essa média quase constante pode ser que tenha levado aos respondentes, colocar que estão em todas as partidas quase 75% dos entrevistados. Em observações realizadas em dias de jogos, em jogos de menor importância é visto praticamente as mesmas pessoas com seus grupos em quase todos os jogos. Em partidas com maior importância a presença de público é maior, visto que o interesse por finais aumenta a expectativa do torcedor que não acompanha o time com freqüência.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post... brilhante trabalho este. Os clubes alagoano precisam de profissionais como vc, que analisa a realidade e apresenta as soluções objetivando o profissionalismo e o crescimento de nosso futebol! Abração

    ResponderExcluir