sábado, 1 de maio de 2010

Mas afinal o que é Marketing Esportivo mesmo?

Olá a todos que a partir de agora leem esse blog, que foi criado com a itenção de difundir um tema que é muito estudado hoje em dia em todo o Brasil, que é o Marketing esportivo. Depois de 2 anos realizando pesquisas, descobri que nós, Nordestinos, temos um grande potencial de torcida que até hoje não foi explorado pelos dirigentes que comandam uma de nossas paixões que é o futebol.
Nesse blog colocarei algumas de minhas pesquisas sobre marketing esportivo em Alagoas e minhas opiniões sobre como esse assunto está sendo tratado no Nordeste. Conto com a participação de todos e vou atualizar esse blog sempre que aparacer alguma coisa nova na praça.

Para começo de papo, vamos descobrir academicamente o que é esse tal de Marketing esportivo:

Para todas as estratégias de atração do torcedor ao determinado evento ou do reforço da sua ligação afetiva com determinado esporte temos o uso de estratégias combinadas, tendo assim o marketing esportivo. Segundo Stotlar (2002) marketing esportivo é o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos da empresas. Para tanto Melo Neto (2002) define que o marketing esportivo como uma ação privada de indivíduos ou empresas, destinadas a beneficiar uma atividade esportiva de interesse público.
Ainda com relação ao conceito, Las Casas (2006) define o marketing esportivo como uma modalidade de marketing promocional além de uma ferramenta mercadológica de comunicação. No Brasil o marketing esportivo destaca-se por muitos motivos. Primeiramente é uma atividade que mexe com as emoções das pessoas. Assim a imagem que é formada atinge um ponto importante dos consumidores brasileiros, que é o emocional.
Dentre os aspectos do marketing esportivo, Las Casas (2006) enumera algumas vantagens do marketing esportivo, são elas:
• Divulgação da marca;
• Apelo às emoções;
• Simpatia junto às mídias;
• Custos menores;
• Imagem ligada ao público jovem;
• Ações combinadas.


Meu próximo post será sobre Pernambuco!

Comentem...comentem!

abraço

Um comentário:

  1. Meu caro Eduardo, parabéns pelo blog...

    Na sua opinião, a Conquista de Títulos inéditos e/ou a formação de equipes com atletas de destaque cenário futebolístico Nordestino ou de outras regiões do país, por exemplo, associado as transmissões do Campeonato Alagoano pela TV...

    São fatores que podem ser melhor explorados para que os clubes alagoanos venham a desenvolver o Marketing Esportivo? Porquê?

    ResponderExcluir