segunda-feira, 17 de maio de 2010

Federação Alagoana de Futebol não sabe o que é marketing esportivo.

Já falei sobre Pernambuco, Ceará, Bahia, e deixei Alagoas para tratar a partir de agora com mais foco. Sim, a minha queria Alagoas, o meu querido Estado, que tem um potencial espetacular de crescimento dos clubes de futebol, fato comprovado de acordo com pesquisas que o torcedor alagoano é fanático e ama o futebol. Vamos tratar muito de Alagoas nos próximos posts.

Mas hoje gostaria de tratar sobre como é idiota essa tal de Federação Alagoana de Futebol que chamarei de FAF. Pois bem, essa tal de FAF, comandada por Gustavo Feijó, faz de tudo para que o futebol de Alagoas fica cada vez mais fraco. Uma federação seja ela qual for tem que ter primeiro de tudo um intuíto político forte, para depois serem realizadas ações que melhorem a vida dos seus filiados. Essa definição não é usada na FAF, pois o que vemos são exemplos de total desprezo com o futebol de Alagoas. Vamos ver a matéria abaixo:

CSA x CRB terá presença de torcidas dos 2 clubes
Futebolalagoano.com
16/05/2010 - 14:31

Os amistosos envolvendo os dois maiores clubes do futebol de Alagoas, CRB e CSA, como parte do evento “Desafio das Multidões”, promovido pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), contarão com as presenças das torcidas dos dois times nos estádios.

Inicialmente havia sido decidido que o jogo com mando de campo do CSA só teria a presença do torcedor azulino e no que o Galo mandasse teria a presença apenas de torcedores regatianos. Mas a Polícia Militar de Alagoas, segundo a assessoria da FAF, teria garantido que fará a segurança dos dois clássicos que, agora, serão realizados nos dias 22 e 29 deste mês (dois sábados) e não mais nos dias 23 e 30.


Realmente é disso que o futebol de Alagoas necessita a curto prazo? com certeza não é. Essa forma populista de tentar conseguir apoio popular não leva a lugar nenhum. Infelizmente as pessoas que comandam a FAF, não possuem tal entendimento de ter o futebol como negócio e qual o verdadeiro valor de uma federação.

A FAF poderia ao invés de organizar esses dois jogos, que irá apenas beneficiar as Torcidas Organizadas para que criem o caos tanto na Pajuçara tanto na Via Expressa, realizar para o CRB, um forte lobby de mudança de grupo frente a CBF, para que o CRB fique em um grupo relativamente fácil na série C e para o CSA ver no Campeonato do Nordeste algo com que o clube possa a se beneficiar com datas. Além disso, a FAF poderia utilizar todos os seus meios de comunicação para fazer campanha para que o torcedor vá a campo, tanto na Série C como no Nordestão, ou então fazer um campanha de marketing forte junto ao governo para que em Julho os torcedores compareçam ao novo Rei Pelé.

Não tenho dados em mãos, mas com certeza, a receita com algumas dessas ideias sendo efetuadas, os clubes gerariam mais receita, do que 5 mil reias, se é que os clubes vão conseguir isso na "Guerra das Multidões". Pensar a curto prazo não é fazer loucuras, e sim saber aproveitar o que um evento ou alguma atitude positiva pode gerar para quem dirige o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário