terça-feira, 4 de maio de 2010

Pernambuco: exemplo de valorização do torcedor (ou não!)


Se todos os estados do Nordeste aprendessem com Pernambuco como se faz um grande trabalho de marketing esportivo, com certeza, os clubes estariam em outro lugar, diferente do que se encontram hoje, perambulando nas segundas e terceiras divisões da vida. Mas os clubes de Pernambuco hoje se encontram ou em segunda, terceira ou até mesmo em quarta divisão. Então, qual seria o problema?

Em primeiro lugar vou explicar um pouco sobre o trabalho de marketing esportivo em Pernambuco com foco nos 3 principais clubes do Estado. Todos eles (Sport, Santa Cruz e Náutico) possuem uma imensa torcida e que comparecem a campo, tanto é que no último Campeonato Brasileiro, a melhor média de público proporcional a capacidade do estádio foi a do Náutico. O Santa Cruz teve a melhor média de público da quarta divisão, mesmo tendo feito apenas três jogos na competição. O Sport encantou o país na Libertadores de 2009. Esses são só alguns exemplos da força da torcida pernambucana. Os dirigentes sabendo desse potencial, entregaram toda a estrutura de marketing que pode ser gerada em clube de futebol para empresas competentes de Pernambuco, que geram receitas, ainda que pequenas por problemas contratuais aos clubes, mas de todo o caso já é um começo.





Nos três grandes clubes de Pernambuco, promoções são criadas para estimular o torcedor a ir a campo e obter produtos dos clubes (ver imagens), a imprensa como um todo no Estado aderiu ao ‘bairrismo’, ou seja, só dão valor de matéria e de notícia aos clubes pernambucanos. Tanto é que amanhã (5/5/2010), a TV GLOBO transmitirá para o Estado a final do pernambucano entre Náutico x Sport, enquanto todo o resto do Brasil acompanhará o jogo entre Flamengo x Corinthians pela Libertadores. A mídia entendeu a proposta dos clubes, e todo esse trabalho passou para o comércio, onde em lojas de artigos esportivos de Pernambuco primeiro você encontra camisas dos clubes do Estado e logo após os grandes clubes do Brasil. Os torcedores vão as sedes dos clubes nos finais de semana. Ou seja, todo o trabalho de Marketing foi realizado nos três grandes clubes de Pernambuco. Mas vamos responder agora a pergunta do primeiro parágrafo!

A resposta é simples: os três grandes clubes de Pernambuco supervalorizaram as suas torcidas, deixaram elas participarem até demais do dia-a-dia do clube, realizando um grande erro do Marketing Esportivo onde a maioria de torcedores são fanáticos. Kotler, um guru do Marketing escreveu o seguinte sobre esses torcedores:
os fanáticos sabem dar valor ao seu apoio, e muitas vezes tentam se transformar em parte da identidade da equipe, pois percebem o efeito que esse entusiasmo passa para os atletas, chegando muitas vezes a constituir parte da atração que a própria equipe representa.Outra característica dos fanáticos é que eles são totalmente interligados em cada partida, seja na vitória ou na derrota, transferência de um atleta, mudança de treinador, enfim, o lado ruim de ter um perfil fanático é que o clube vive sempre em uma grande bomba relógio, onde se acontecer algum descuido a torcida irá cobrar e muito.


Hoje, os torcedores tanto de Sport, Náutico e Santa Cruz, possuem poder até de escalação das equipes. Esses clubes não possuem trabalho de base e contam com quase sempre o mesmo grupo de jogadores, tudo isso a pedido da torcida. Exemplo clássico da influencia do torcedor é com relação ao jogador Carlinhos Bala, que não é um grande jogador de futebol, mas que tem os seus pilares nos três clubes de Pernambuco.

Com todas essas informações, o que passo nesse post é que tem de existir um limite de envolvimento do clube com a torcida, pois os resultados dentro de campo que são o que geram maiores receitas não aparecem e os clubes pensam que estão agindo de maneira profissional onde na verdade o que ocorre é um grande amadorismo por parte dos dirigentes.
Um clube não vive apenas de marketing!

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