sábado, 18 de setembro de 2010

UM MUSEU PARA CHAMAR DE SEU!

Hoje eu abro um parêntese nos temas atuais de marketing esportivo e gestão do esporte que vem permeando esse blog desde a sua fundação e gostaria de falar da incrível experiência de conhecer o Museu do Futebol. É simplesmente um lugar mágico para os fãs do esporte mais emocionante do planeta.

Pois bem, vamos ao tema que vou falar hoje, simplesmente sobre o “Museu do Futebol”, localizado no estádio do Pacaembu em São Paulo, para todos que gostam de futebol, esse é simplesmente um local onde todos que gostam desse esporte tem que visitar um dia. Não misturando religião e esporte, eu diria que esse Museu é a Meca do futebol, onde assim como os mulçumanos tem que visitar um dia Meca, todos nós, apaixonados por futebol deveríamos passar um dia lá.

A visita começa com exposições temporárias, basicamente fazendo uma introdução do que está por vir na seqüência, após essa introdução, temos o Pelé, esse cara que não jogou nadinha, nos convidando para conhecer o museu. Bem, um convite do Pelé não é para ser recusado, ou é? Aceitando o convite de sua Majestade, vou à parte mais lúdica e espetacular do museu que é a de narrações históricas com as pessoas que traduzem a emoção do futebol, os narradores esportivos. Paro para escutar cada uma das narrações. São nomes como Jorge Cury, Waldir Amaral, José Carlos Araújo, José Silvério, entre outros gênios da narração.

Depois dessa passagem tem toda a história do futebol, dados curiosos, fotos impressionantes e vários outros atrativos que valem a pena conferir cada parte desse museu. Mais uma vez, paro para ver cada foto, cada imagem, cada detalhe de tamanha exposição. E para finalizar, temos a parte cientifica e de dinamismo, onde o visitante pode brincar de pebolim, jogar futebol com o computador, bater um pênalti, enfim, fazer muitas coisas para viver a real dimensão do futebol, vejo as fichas técnicas de cada um dos times do Brasil e conheço a alegria de cada torcedor com os gritos da torcida. Vejo com muito orgulho a torcida e os gritos do CRB, Payssandu, Santa Cruz, Vitória, Sport Recife, entre vários outros. Enfim, se cada um de vocês que vai para São Paulo, visitem esse Museu. Vale muito à pena.

Agora vamos à parte prática, conversei com o curador do museu por um bom tempo e conheci cada detalhe de como foi instalado tamanha magnitude, e fiquei pesando como seria bom um memorial para cada clube nordestino ter seus ídolos, seus gritos da torcida, suas glórias, todas guardadas em um lugar bem especial. O investimento que foi feito foi de 500 mil reais e deixar dentro do estádio do Pacaembu. A estrutura ainda conta com uma loja terceirizada com um nome sugestivo de “Roxos e Doentes” e também de um café. ´

É lógico que nossos times do nordeste não têm esse dinheiro todo para ser investido em um memorial, mas que isso já deve começar a ser pensado como forma de incentivo a novos torcedores (consumidores), como forma de obter mais receitas para o clube.

Para finalizar esse tema nostálgico, sugiro que visitem o Museu do Esporte (foto abaixo) que fica em Alagoas, no estádio Rei Pelé, sob o comando do bravo e guerreiro Lautheney Perdigão, uma pessoa que luta pelo futebol alagoano e teve essa iniciativa espetacular. Dois conselhos: CSA e CRB ajudem Lautheney a fazer crescer esse museu dentro do Rei Pelé, procurem interatividade, novos projetores, coisas que gerem atrativos para que os alagoanos de forma geral tenham uma grande opção de lazer à altura do Museu em São Paulo. A outra dica é para todos os clubes do Nordeste, começarem a reunir documentos, vídeos históricos, entre outros para manter a história do clube sempre viva na memória dos torcedores. Ganha o clube e ganha também os torcedores.

VAMOS AO TRABALHO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário