segunda-feira, 27 de setembro de 2010

2010 acabou? Para os clubes do Nordeste, sim!


Não nego a ninguém que sou torcedor do CRB e um grande apaixonado pelo futebol nordestino, esse futebol alegre, que a torcida adora, lota estádios, enfim, tudo o que posto e vou sempre continuar postando nesse blog. Mas o tema de hoje é sobre uma pergunta simples de se responder: é possível manter uma casa com 6 meses de trabalho?

Se você respondeu sim, deixe seu recado que eu quero enviar um e-mail solicitando a sua vaga para ser ministro ou então um secretário da fazenda. Agora se você respondeu não, faz parte de 99,9% das pessoas que não conseguem sustentar uma casa com 6 meses de trabalho. Partindo dessa premissa, ontem identifiquei vários clubes do futebol nordestino que no final de setembro simplesmente acabaram o ano, em resumo, não jogam mais, e se jogam devem fazer uma ou outra partida pelo Nordestão, campeonato esse que surgiu de uma grande iniciativa, mas pecou na formulação da tabela do campeonato.


Esses clubes que acabaram o ano, não colocam menos de 10 mil pessoas em um estádio de futebol, posso listar 4 grandes, como: Fortaleza, Remo, Santa Cruz, CRB, e não posso me esquecer dos clubes paraibanos em especial a massa da torcida do Campinense. Pois bem, agora esses mesmos clubes são tachados de incompetentes, que não conseguem subir de divisão que formam times fracos, etc. Eu saio em defesa desses clubes, voltando a combater o que a CBF faz com esses clubes do eixo Norte-Nordeste, é simplesmente um absurdo formular tabelas de disputa de séries C e D como se fossem torneios de ponta de esquina. São apenas 10 jogos para que um clube alcance uma divisão maior no futebol brasileiro, depois disso, TCHAU!

O grande problema desses clubes foi ter aceito esse modelo elitista, e agora todos eles sofrem com a falta de calendário. O que deve ser feito agora é viver de ações de Marketing, para que esse torcedor desses clubes que acabaram o ano tão precocemente não se esqueçam que possuem um clube de futebol para torcer. As campanhas podem ser das mais variadas formas, mas a principal são mini torneios de futebol entre torcedores, festas com presenças de bandas para comemorar aniversário de algum titulo emblemático, impulsionar algum campeonato júnior, lançamento de algum modelo de camisa comemorativa, entre outros. Para angariar recursos, os clubes poderiam simplesmente procurar parceiros e apenas cobrar pelo uso da marca, tudo isso para conseguir um pouco de verba para que a casa não pare de funcionar. E para a casa desses clubes voltarem a ativa, é se organizar para que em novembro todos eles voltem com clubes fortes que briguem alto nesses torneios da elitista CBF.

A paixão nunca morre, mas diminui, é esse o principal objetivo desses clubes que pararam de jogar esse mês, fazer com que a paixão desses torcedores não diminua. É uma missão muito difícil, mas não impossível!

VAMOS A LUTA!

Um comentário:

  1. Comecei a ler o blog agora e realmente tudo o que você disse é verdade, principalmente quando critica a CBF na formulação das tabelas. Já não bastasse os desníveis sociais na população brasileira, ainda temos que ver os desníveis no futebol, com a CBF sempre buscando beneficiar os "maiores"!!!
    Sou torcedor do Clube do Remo e parabenizo o blog que está show!!!!!

    ResponderExcluir